Como funciona o score: qual a melhor pontuação

Como funciona o score: qual a melhor pontuação

Uma das maiores dívidas de quem faz parte do mercado financeiro, especialmente como consumidor, é de como funciona o score. Não é novidade para ninguém que a contratação de crédito pode ajudar muito na realização de sonhos. Mas, é importante notar que para contratação dessas facilidades, é necessário cumprir alguns requisitos, entre eles, está o score.

Ou seja, para solicitação de um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento, é fundamental possuir uma boa nota no score. No entanto, para quem possuir uma nota baixa, é possível adotar algumas práticas para aumentar sua pontuação. Muitas pessoas possuem dúvidas se CPF na nota aumenta Score, mas o que realmente importa é pagar a dívida (se tiver) e pagar as contas sempre em dia.

A seguir, você confere um conteúdo que mostra como funciona o score, além de qual é a melhor pontuação, não perca!

Como funciona o score

O que é o score?

O score da Serasa é uma pontuação que muitas empresas de crédito no Brasil utilizam para entender a reputação de um determinado consumidor, para saber se é um bom ou mau pagador.

As pontuações variam de 0 a 1.000 e são calculadas com base em seus hábitos de consumo, como o quão bem você usa cartões de crédito, paga suas contas em dia e se tem uma conta bancária.

Portanto, o score de crédito do Serasa foi criado para ajudar as instituições financeiras. Ele permite que a empresa saiba se é um “bom pagador” antes de lhe oferecer uma oferta de crédito como, por exemplo, um empréstimo, cartão de crédito, financiamento, etc. 

Por meio dessa pontuação, é possível estimar a capacidade do consumidor de honrar seus compromissos financeiros futuros com base em seu comportamento nos últimos 12 meses, proporcionando mais segurança às operações.

Qual é o papel do score?

Quando faz uma simulação das condições para financiar um carro, solicitar um cartão de crédito com limite maior ou solicitar um empréstimo, a empresa prestadora desse serviço precisa ter algumas métricas para entender os riscos da operação. Isso também se aplica quando emprestamos dinheiro aos nossos amigos, não é? Você tem que confiar na pessoa para pagar a dívida.

Uma das maneiras pelas quais as empresas devem minimizar o risco de inadimplência no relacionamento com os clientes é por meio da verificação de pontuações. Por exemplo, as empresas podem basear as condições de crédito ou parcelamento nas avaliações dos consumidores.

A pontuação informa ao mercado a probabilidade de os consumidores pagarem suas contas em dia nos próximos 6 meses. Segundo avaliação do mercado, quanto maior a pontuação, mais confiável é o cliente. Esta análise é baseada em dados e números e não é de forma alguma uma avaliação pessoal.

Como funciona o score?

É muito importante deixar claro que: não adianta ficar procurando uma “fórmula” ou um “método infalível” para melhorar sua pontuação. Dificilmente darão resultado. Se você quer ver sua pontuação disparar, precisa desenvolver e até mesmo rever alguns hábitos financeiros.

“Mas qual é a importância de conhecer a minha pontuação no score?” O mais importante a ficar claro é que quando você pede algum tipo de linha de crédito, como o aumento do limite do cartão de crédito, a instituição que te emprestou o dinheiro precisa ter uma informação se você vai conseguir pagar e honrar a promessa.

Se sua pontuação for baixa, será difícil para você conseguir crédito. E, sabendo dessas informações, você pode mudar e melhorar o seu dia a dia.

Como funciona o score: qual a melhor pontuação

Qual é a melhor pontuação do score?

Além de saber como funciona o score, é muito importante também saber qual é a melhor pontuação, para que assim, você consiga ter mais chances no mercado financeiro. Como já adiantamos, o score possui uma métrica de pontuação que vai de 0 a 1.000 pontos. Confira a seguir qual é a melhor pontuação:

  • De 0 a 300 a pontuação é considerada baixa;
  • De 301 a 500 é uma pontuação considerada regular;
  • Uma boa pontuação e é de 501 a 700;
  • Por fim, a melhor pontuação é de 701 a 1.000.

Sendo assim, podemos afirmar que os consumidores que possuem uma pontuação acima de 500 pontos, contam com bem mais possibilidades de fazer negócios no mercado financeiro.

Como consultar a sua pontuação no score online?

Você sabia que é possível consultar a sua pontuação no Score online? Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Em primeiro lugar, acesse o site Serasa Score e informe o seu CPF. Se você ainda não possui uma conta no site, deverá criar uma para acessar o sistema;
  2. Em seguida, basta usar os dados de sua conta para acessar o sistema, e terá na primeira página as informações referentes a sua pontuação no score.

Além de mostrar o seu score, o portal ainda pode te informar se existe restrições em seu nome.

TRUQUE PARA AUMENTAR O SCORE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *